Para vencer o medo é preciso entendê-lo…
“As definições dos dicionários indicam que a palavra medo significa uma espécie de perturbação diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo, que pode ser real ou não.”
O medo é uma reação de alerta muito importante para a nossa sobrevivência. O medo consciente contribuiu para a manutenção da vida. Ex: medo/cuidado/cautela ao atravessar uma rua movimentada
Também expressamos medo por algo que ainda não aconteceu como: medo de falar em público, medo de não atingir metas, medo de expressar ideias. A questão é avaliar se o medo em cada situação está em um nível saudável ou não.
Quando o organismo reage de forma exagerada ao medo, o estado de alerta benéfico ao indivíduo transforma-se em um estado patológico.
O medo exagerado, produzido por pensamentos repetitivos, gera ansiedade, fobia, paralisia para agir, reações químicas no corpo não saudáveis, entre outros sintomas.
O que fazer então, para quebrar estados de medo NÃO reais?
1) Lembre-se de respirar. Em estados de alerta extremo, bloqueamos a respiração profunda. Só de fazer uma respiração profunda enviamos para o corpo uma grande mensagem: ESTÁ TUDO BEM!
2) Fazendo perguntas. Isso mesmo! O poder das perguntas poderosas. Esse medo que estou sentindo agora é real? O que de pior pode acontecer se o que estou imaginando virar realidade? E o que mais?
Sei que parece muito simples, mas é eficaz, porque obriga a mente a pensar com clareza, trazendo-a para o momento presente.
Quando estamos em estado de medo exagerado nossa mente produz muitos pensamentos constantes e repetitivos sobre um tema e é necessário questionar esse fluxo.
Isso é realmente REAL ou a minha mente está criando o pior cenário? Essas perguntas também servem para quebrar outros estados de pensamentos compulsivos e repetitivos.
Na Escala Hawkins de Consciência Humano o medo gera 100Hz de frequência e a emoção da ansiedade. Manter o corpo por longo período ou várias vezes ao dia na frequência do medo, nos faz vibrar em uma frequência que gasta muita energia e gera poucos resultados.
Lembre-se: Sentimos e emoções negativas são tão importantes quanto às positivas, se estiverem em equilíbrio.
Você tem poder e controle sobre os seus pensamentos. É preciso treinar e desenvolver essa habilidade diariamente. Questione sua mente!
É impossível e desnecessário controlar e vigiar a nossa mente o tempo todo. O equilíbrio é fazer sempre que necessário.