Início » Blog » Você faz “listinhas”?

Você faz “listinhas”?

Aquela listinha do que comprar no supermercado, ou listinha de tarefas do que fazer na rua, ou aquela listinha de ações que precisam ser executadas no trabalho. Também tem aquela lista dos nossos sonhos, desejos, objetivos e assim vamos ficando “cheios” de muitas listinhas.

Adotei essa técnica como forma de liberar espaço no meu cérebro, principalmente quando não consigo me desligar de um tema, de uma ideia, de um projeto, pois parece que vou esquecer todas as inspirações. Na real: a verdade é que esquecemos realmente, se não anotamos.

Dai você pode falar ou pensar: mas isso da tanto trabalho! Parar tudo o que esta fazendo para anotar, parece uma ação de interferência e dependendo da situação acaba sendo mesmo. Por isso o bom senso. Anotar o que dá, nos momentos possíveis. Não dá para parar de dirigir o carro toda vez que uma ideia ou tarefa vem na cabeça. Confesso que dependendo da ideia e do local, paro sim! Se for seguro e viável.

Quando iniciamos na jornada de fazer listinhas, anotar ideias, coisas que pulam do nosso cérebro, dá certo trabalho. Tudo o que é novo dá trabalho até nos habituarmos. Igual aprender a dirigir o carro, usar determinado aplicativo do celular. Mas a prática, sempre deixa a ação mais fácil e depois ela vai para o automático.

As vezes estou lavando louça, e nesse momento, não sei porque estou tento muitas inspirações. Dai eu seco a mão rapidinho e vou anotar, volto, inicio a “lavação”, paro novamente para anotar. Já me pego rindo da situação. Mas acho bem melhor as ideias “pipocarem” na hora de lavar a louça, do que na hora do banho. Já tive essa experiência e é mais desafiador. Hehehe!

Anotar na listinha, em um caderno, no bloco de notas do celular ou do computador é algo LIBERTADOR. O cérebro diz: Ufa! Não preciso me preocupar mais com essa tarefa, ela não irá esquece-la, principalmente depois do alerta que ela me enviou, informando que era importante. Dai eu fiquei atento, lembrando-a da ação a todo momento.

Gosto de ser útil. Preciso ser útil! Só que as vezes ela me sobrecarrega.

Então gente! As listinhas para mim tem duas funções.

A primeira é liberar o cérebro de determinada tarefa que preciso executar no dia seguinte o na semana.

A segunda é não perder as inspirações, porque quando liberamos o cérebro de tarefas a ideias inspiradoras irão “pipocar”.

Me conta se esse texto foi útil para ti? Se você faz listinhas ou ficou com vontade de fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *